metalpon

A BOLT JR. TRABALHOU COM A METALPON A FIM DE ACELERAR O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MÓVEIS COMERCIAIS , REDUZINDO O TEMPO E DESPERDÍCIO DE MATERIAL.


PROBLEMA

A empresa Metalpon trabalha com a fabricação de móveis comercias, para supermercados, autopeças, farmácias, entre outros. O processo de fabricação de prateleiras consiste em cortar chapas do tamanho personalizado, provenientes de uma bobina, e depois dobrar os cantos em ângulos de 90 e 180°. O problema encontrado foi a demora nas operações de corte e dobra das chapas, que eram feitas manualmente, e que além disso desperdiçavam muito material.


SOLUÇÃO

Desta forma, estudamos os processos e realizamos a modelagem de dois maquinários personalizados que irão ajudar nas questões citadas. O primeiro, maquinário de corte, foi pensado para reduzir o número de movimentos que o trabalhador fazia nesse processo, que foi simplificado para apenas um avanço da guilhotina, realizando simultaneamente os cortes de separação das chapas, furos e estampagem retangular nos cantos. Já o segundo, maquinário de dobra, tem como objetivo simplificar o processo de dobra das chapas, uma vez que era dobrado um lado por vez, demandando 8 movimentos. Deste modo, o processo foi reduzido a 2 movimentos: 4 dobras de 90° nos lados e em seguida mais 90° em dois lados, totalizando em uma dobra de 180°.


Com isso, otimizamos o tempo de fabricação, aumentando a produtividade!

Maquinário de corte

Maquinário de dobra